Se você faz parte do grupo de pessoas que não sabia diferenciar estes dois serviços, pode ficar tranquilo, porque esta dúvida é, de fato, muito recorrente.
Antes de mais nada, é importante que você saiba que não é "tudo a mesma coisa" e agora eu vou te explicar qual a diferença entre cerimonial e assessoria.
CERIMONIAL:
Cerimonialista é o profissional que vai se encarregar pela operacionalização do dia do seu evento. Geralmente é o primeiro profissional a chegar na festa, acompanha a chegada dos fornecedores, as montagens, faz o recebimento e checagem de materiais e gerencia isso tudo.
Além de acompanhar todo o o processo de montagem, é o cerimonial que se encarrega pelo receptivo dos seus convidados, conduzindo eles às respectivas mesas, gerencia os fornecedores garantindo que todos os serviços sejam prestados em perfeita harmonia no transcorrer do evento, e assegura que o roteiro do evento ocorra de forma organizada e fluida.
É no cerimonialista que estará centralizada toda a gestão da festa, por isso que os profissionais sempre se dirigem a ele, desde maitre, cozinha, fotógrafos, bartenders e demais fornecedores envolvidos. Poderíamos, em uma analogia, compará-lo ao maestro de uma grande orquestra. No momento que você opta por ter um profissional frente ao seu evento, você estará terceirizando o trabalho de gerenciamento dele (e também aquela incomodação inerente, sabe? hehe).
Pensando nisso, minha dica é que você escolha um cerimonialista com boa capacidade de relacionamento interpessoal e que tenha uma ótima performance quando se é necessária uma tomada de decisão assertiva e rápida. Muitos imprevistos acontecem no decorrer de um evento e é o seu cerimonialista que se encarregará de resolve-los.
No vídeo abaixo você consegue visualizar uma mini amostra dos bastidores de minha equipe de cerimonial e entenderá como os pequenos detalhes fazem grande diferença na operação de uma festa:
Os serviços de cerimonial mais completos, como o que prestamos, por exemplo, não terminam quando a festa acaba. A gente acompanha desmontagem, faz contagem de bebidas, guarda as sobras de doces para os clientes, e tem o cuidado até de ter o mimo da caixinha com todas as variedades de docinhos para você poder degustar no dia seguinte. A gente presta contas e acompanha todos os trâmites de encerramento da festa, pois entendemos que nosso serviço precisa ter início, meio e fim.
Gui, mas o quê é o "cerimonial do dia" que muitos oferecem como uma possibilidade mais barata?
Na minha opinião este termo é uma redundância, uma vez que quando falamos em cerimonial, automaticamente já estamos nos referindo à operação do dia da festa. Mas, há quem ofereça pacotes reduzidos, com menor tempo de atendimento ou que restringem o seu serviço a apenas algumas das tarefas acima referidas. Tome cuidado, porque o barato acaba custando muito caro e lembre-se que seu evento é único e não existe a possibilidade de replay.
ASSESORIA:
No meu entendimento, o serviço do assessor de eventos é complementar ao cerimonial e é exatamente por isso que eu, que me denomino um "Event Planner", trabalho com os serviços de assessoria e cerimonial de forma integrada.
O assessor será o primeiro prestador de serviço que você contratará. Este profissionais vai acompanha-lo em absolutamente todas as etapas, desde o levantamento de fornecedores, participação de visitas técnicas e reuniões, análise de contratos e levantamento de necessidades técnicas e operacionais de cada fornecedor. Desde a escolha minuciosa do local até os detalhes de papelaria, lembrancinhas, definição do cardápio e carta de drinks (inclusive participando de degustações) e auxílio na escolha de seu traje para o grande dia.
Tendo participado de forma tão ativa de todo o processo, o profissional tem muito mais propriedade para operacionalizar o dia do evento, uma vez que ele acompanhou toda a concepção dele, desde o início. Além de um cronograma com tarefas mensais e metas de quais itens e serviços devem ir sendo providenciados com o avançar do desenvolvimento do projeto, o assessor também é responsável em encarregar-se de alguns importantes documentos, como:
- Roteiro de montagem;
- Roteiro do cerimonial;
- Roteiro musical;
- Checklist;
- Lista de convidados;
- Lista de fornecedores;
- Layout do salão, junto à empresa de decoração;
- Obtenção de licenças em órgãos públicos, quando necessário.
É um trabalho tão grandioso e complexo que fica difícil de explicar no post de um blog, mas se você ainda tiver dúvidas sobre como funciona a dinâmica do serviço de assessoria e cerimonial, clica aqui e vamos conversar!
Comments